Edit

Estou esperando por você!

logonataliacdr-2
Edit

Estou esperando por você!

Verão, pele oleosa…O que é mito e o que é verdade?

Não é nada fácil a vida de quem tem pele oleosa, o rosto fica brilhoso, o cabelo com aspecto sujo, a pele com acne e cravos. Porém, entre todos os tipos de pele, a de aspecto oleoso é o mais comum entre as pessoas.

É causada pelo excesso de sebo produzido pelas glândulas sebáceas e com certeza você já deve ter visto milhares de truques e conselhos para lidar com a pele oleosa, não é mesmo? Mas será que todos eles fazem sentido? Vem com a gente para desvendar os mitos mais comuns sobre esse tipo de pele!

1- O verão aumenta a oleosidade da pele. Verdade!
O calor estimula a oleosidade e é comum que em dias mais quentes as glândulas sebáceas produzam mais sebo do que o normal. Por isso, beba sempre muita água. Manter-se hidratado é essencial para manter a pele sempre com aparência saudável.

2- Quem tem pele oleosa precisa lavar o rosto mais vezes durante o dia. Mito! 
Quando você retira o sebo do rosto durante a lavagem a pele automaticamente o repõe, pois essa gordura que é eliminada existe para proteger a nossa pele, como se fosse uma película. Isso significa que não adianta lavar o rosto várias vezes ao dia, achando que isso vai reduzir a oleosidade. O ideal mesmo é fazer a limpeza duas vezes ao dia e só!

3- Peles oleosas também devem usar hidratante e filtro solar. Verdade!
A pele oleosa possui um hidratante natural, mas isso não dispensa o uso de hidratantes. A dica é apostar em produtos que promovam a sensação de toque seco. Já o protetor solar, deve ser usado o produto na versão oil free e de rápida absorção.

4- A pele oleosa tem maior tendência à acne. Verdade!
A pele oleosa cria um ambiente favorável ao crescimento de bactérias e aumenta o bloqueio dos poros, provocado pela secreção sebácea excessiva. Devido a essas duas características, as lesões de acne se formam com maior facilidade.

5- Quem tem a pele oleosa tem o cabelo oleoso. Verdade!
As áreas mais ricas em glândulas sebáceas, que produzem a oleosidade, estão na face, no couro cabeludo e na parte superior do tronco. Por isso, quem apresenta pele oleosa tem mais chances de ter os cabelos com o mesmo problema.

6- Existem alimentos que deixam a pele ainda mais oleosa, como o chocolate. Verdade!
A alimentação também pode influenciar na oleosidade da pele. Alguns alimentos estimulam a produção de secreção pelas glândulas sebáceas. A maioria das pessoas percebe relação entre o surgimento de acne com períodos de excessos alimentares de doces, alimentos gordurosos e derivados de leite.

Visite periodicamente o dermatologista para saber os melhores cuidados com a sua pele oleosa. Não use medicamentos ou qualquer produto sem a orientação desse especialista.

×